quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Registro


O Museu Brasileiro da Escultura Marilisa Rathsan é um museu projetado por Paulo Mendes da Rocha, arquiteto modernista, com um jardim idealizado por Burle Marx e exposição de esculturas a céu aberto. Inaugurado em 1995, não possui acervo fixo, apenas exposições temporárias nacionais e internacionais com área de aproximadamente 1.400 m². Possui sala de exposições, aulas de arte e auditório. Os Ateliês Oficinas com 600 alunos possuem cursos e workshops ministrados por artistas plásticos, críticos e historiadores de arte.[1] O auditório tem capacidade para 200 lugares e realiza mostras, filmes, slides, danças, debates, congressos e outros.
Situado na zona residencial da cidade, o MUBE foi imaginado como um museu de escultura e ecologia. Seu destino seria abrigar uma “notícia da paisagem”. Foi imaginado como um jardim, como uma sombra e um teatro ao ar livre. A edificação principal não é aparente a céu aberto, a não ser por um alpendre, grande prisma reto, ponto de referência e parâmetro de escala entre as esculturas e o observador.
O MUBE é o resultado da mobilização dos moradores de um dos bairros mais nobres de São Paulo contra a construção de um Shopping Center. Liderados pela criadora, fundadora e presidente da Sociedade Amigos do Museu (SAM), Marilisa Rathsan, sendo que após 20 anos a Prefeitura cedeu em comodato a construção.


[1] Macamp variedades, Mube (2008).

Sem comentários:

Enviar um comentário